“Nunca mate uma abelha. É um ser abençoado.” 🐝 - Meu avô
Texto e narração: @felipecnk
Foi o que meu avô me disse quando eu tinha 6 anos e tentei matar uma abelha que entrou na minha barraca, enquanto eu acampava no verão.
Eu não entendi direito na época, mas hoje eu consigo ver. Ver aquilo que Albert Einstein uma vez disse que a humanidade não sobreviveria sem as abelhas.
Quando mais de 70% dos alimentos do mundo depende desse ser. Elas são responsáveis pela biodiversidade e pela polinização. Sem as flores não há animais, sem animais não há vida. Sem vida, não há nada.
O engraçado é que segundo a Física, as asas das abelhas não deveriam voar. Mas com até 180 batidas por segundo, suas asas criam sustentação e vencem a própria resistência do ar.
Todo esse esforço para durante a sua curta vida de 30 dias, uma única abelha passar por 5 milhões de flores para produzir apenas 5 gramas de mel.
Um pequeno animal, mas não frágil. Corajosas e protetoras dos seus reinos dispostas à se sacrificarem-se com um único golpe ferroado.
Desde o início dos tempos , a abelha ensina ao homem com maestria o que é o verdadeiro trabalho em coletivo, a determinação e o verdadeiro significado de propósito.
20 de Maio - Dia Mundial das Abelhas
Um breve resumo da importância das abelhas para a natureza como também para os seres humanos:
1. Polinização: As abelhas são polinizadoras naturais, ou seja, transferem o pólen entre as flores, permitindo a reprodução de plantas. Cerca de 75% das culturas agrícolas do mundo dependem, ao menos em parte, da polinização feita por insetos, principalmente abelhas.
2. Biodiversidade: Ao polinizar uma grande variedade de plantas, as abelhas ajudam a manter ecossistemas saudáveis e diversos. Muitas espécies de plantas silvestres não sobreviveriam sem a ação das abelhas.
3. Produção de alimentos: Elas contribuem diretamente para a produção de frutas, vegetais, sementes e oleaginosas. Sem as abelhas, a disponibilidade e a variedade de alimentos saudáveis seriam drasticamente reduzidas.
4. Produtos apícolas: As abelhas produzem mel, cera, própolis, geleia real e pólen apícola, que têm valor econômico e medicinal para os humanos.
5. Equilíbrio ambiental: O declínio das populações de abelhas é um sinal de alerta sobre desequilíbrios ambientais, como o uso excessivo de agrotóxicos e a perda de habitat.
As abelhas são fundamentais para a sustentabilidade ambiental, a segurança alimentar e a economia agrícola. Proteger as abelhas é proteger a vida na Terra.
hidromelier.com.br
▶️ Canal no YouTube.com/hidromelier
.
.
.
#hidromel #hidromelier #hidromelartesanal #mead #meadery #apicultura #apiario #abelhas