As diferenças do Hidromel e a Cachaça

 


Hidromel  x  Cachaça:
São duas bebidas bem diferentes.


Para hidromeleiros que lidam com atendimento ao público, é muito comum escutar a pergunta ‘é cachaça?’. Isso se lhe derem o benefício da dúvida, é claro. Muitas vezes o hidromel é automaticamente definido como cachaça de forma errônea por pessoas leigas ou desinformadas.
Por isso, nesse breve post, deixe-me esclarecer em todos os cenários e aspectos possíveis (que eu consegui pensar) que hidromel é muito diferente da cachaça. :)


01 Aspectos Legais por Definição

Hidromel:  É legalmente classificado como uma bebida fermentada, feita a partir da fermentação do mel diluído em água, podendo conter frutas, especiarias e outros aditivos. No Brasil, é regulamentado pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Por definição, deve conter teor alcoólico entre 4% e 14%.

Cachaça: É uma bebida destilada, feita a partir da fermentação e destilação do caldo de cana-de-açúcar. É uma denominação típica e exclusiva do Brasil, reconhecida por lei (Decreto nº 4.062/2001).  Deve ter teor alcoólico entre 38% e 48%.

02 Origem Histórica

Hidromel: Considerado a bebida alcoólica mais antiga do mundo, com registros datando de 8.000 a.C. em várias culturas (chinesa, africana, brasileira e europeia). Muito associado aos vikings, ao período medieval e aos celtas, onde era conhecido como a “bebida dos deuses”.

Cachaça: Surgiu no Brasil por volta do ano de 1500 (d.C.), durante o século XVI quando os portugueses trouxeram a cana-de-açúcar e adaptaram métodos de destilação. A cachaça é uma bebida muito associada ao ciclo do açúcar, escravidão e à cultura popular brasileira.

03  Degustação - Perfil Sensorial

Hidromel: Sabor pode variar muito: doce, seco, frutado ou condimentado, dependendo dos ingredientes e do tipo.  Geralmente mais suave, semelhante à um vinho branco, com baixo teor alcoólico e aroma de mel, frutas e especiarias. Pode ser consumido gelado ou em temperatura ambiente (até 18ºC).

Cachaça: Sabor marcante, com notas herbais, frutadas ou amadeiradas, dependendo do tipo de madeira usada no envelhecimento. Mais intensa e quente devido ao teor alcoólico mais alto. Consumida pura, em dose ou usada em drinks (como a caipirinha).

04 Processo de Produção

Hidromel: 
1- Mistura de mel e água (mosto).
2 - Adição de leveduras para fermentação alcoólica.
3 - Fermentação por dias ou semanas.
4 - Maturação (de alguns meses ou anos).
5 - Filtragem e envase.

Cachaça:
1 - Moagem da cana-de-açúcar para extrair o caldo.
2 - Fermentação natural ou com leveduras.
3 - Destilação (geralmente em alambique de cobre).
4 - Armazenamento, podendo ser envelhecida em barris de madeira.
5 - Padronização e engarrafamento.


ah, mas o vizinho do sobrinho do primo da neide do rh da empresa da minha afilhada disse que o vô dela fazia hidromel com mel e cachaça...

(Podia ser uma excelente bebida, mas não era hidromel)
Respondo isso no último slide:





Leia mais sobre hidromel blog:
www.hidromelier.com.br

▶️ Canal no YouTube.com/hidromelier
.
.
.
#hidromel #hidromelier #hidromelartesanal #mead #meadery #meadmaking #winelovers #winelover #winetasting #hidromelbrasileiro #degustação #degustacaodevinhos




Postagem Anterior Próxima Postagem