A Cultura de Consumo do Hidromel
Trecho da palestra "Abertura de Empresa para Hidromel" por Felipe Cnk e promovido pela @ashidromel . O evento I Encontro Regional ASH de Hidromeleiros 2025 - Poa ocorreu em junho de 2025.
O hidromel, bebida alcoólica fermentada à base de mel, é considerado por muitos como a mais antiga bebida alcoólica da humanidade. Embora tenha origens milenares, principalmente associadas às culturas nórdicas e celtas, seu consumo no Brasil é relativamente recente e vem crescendo de forma consistente, impulsionado por movimentos culturais, gastronômicos e artesanais.
No Brasil, o hidromel ainda é considerado uma bebida de nicho, mas tem conquistado espaço entre públicos bastante diversos. Jovens adultos entre 25 e 40 anos, especialmente aqueles interessados em bebidas artesanais ou menos convencionais, têm demonstrado crescente interesse. Um grupo particularmente fiel é formado por entusiastas da cultura geek, medieval e fantástica, que tiveram seu primeiro contato com o hidromel através de livros, filmes, séries como Game of Thrones, Senhor dos Anéis, Harry Potter e Vikings, ou em eventos temáticos e feiras medievais.
Grande parte da produção brasileira de hidromel é feita por pequenos produtores, que operam em escala local ou regional, especialmente nos estados do Sul e Sudeste, mas ainda sim a produção está em expansão em todo território nacional. Com a ajuda das redes sociais e do e-commerce, muitos desses produtores têm conseguido ampliar sua base de consumidores, vendendo online para todo o país. Essa distribuição digital compensa, em parte, a ausência da bebida em supermercados e pontos de venda mais tradicionais.
Nos últimos anos, o mercado nacional começou a oferecer uma variedade maior de estilos, indo além do tradicional (apenas mel, água e fermento), com receitas que incluem frutas, especiarias e até versões gaseificadas. O visual dos rótulos, os nomes dos produtos e o storytelling envolvido na marca também são grandes atrativos, muitas vezes mergulhados em referências mitológicas e históricas que ampliam a experiência do consumidor.
Apesar do crescimento, o hidromel ainda enfrenta desafios. O conhecimento do público geral sobre a bebida é baixo, o que exige esforços constantes de divulgação e educação, sendo essas uma das intenções principais do blog Hidromelier e da ASH - Associação Sul Brasileira de Produtores de Hidromel. Algumas das informações que faltam ao público é a chamada "Cultura de Consumo" que basicamente esclareceria dúvidas de como consumir, quais taças ou copos utilizar, temperatura ideal, qual ocasião abrir uma garrafa de hidromel, etc. Além disso, questões regulatórias e a carga tributária que, muitas vezes equiparada à de vinhos ou destilados, podem dificultar a escalada de produção e distribuição. O preço também pode ser uma barreira, já que a produção artesanal costuma gerar valores mais elevados que bebidas industrializadas.
Ainda assim, o futuro do hidromel no Brasil é promissor. À medida que cresce o interesse por alimentos e bebidas mais naturais, fermentados e com menor intervenção química, o hidromel se posiciona como uma alternativa interessante e sofisticada. Ele une tradição, sabor, identidade e uma pitada de fantasia. Ingredientes perfeitos para conquistar um público cada vez mais curioso e exigente.
www.hidromelier.com.br
▶️ Canal no YouTube.com/hidromelier
.
.
.
#hidromel #hidromelier #hidromelartesanal #mead #meadery #meadmaking #winelovers #winelover #winetasting #hidromelbrasileiro #degustação #degustacaodevinhos