Beber era uma boa idéia para os Persas

 



“No antigo Império Persa, existia-se o hábito de discutir uma ideia importante duas vezes: Uma vez enquanto estavam bêbados e outra vez quando estavam sóbrios (ou vice-versa). Uma ideia era considerada boa se fizesse sentido em ambos os estados.”


👉 Segundo o historiador grego Heródoto (século V a.C.) em sua obra Histórias, os antigos persas tinham, de fato, o hábito de discutir ideias importantes duas vezes:

- Uma vez enquanto estavam bêbados.
- E outra vez quando estavam sóbrios (ou vice-versa).

A lógica por trás disso era que uma ideia que fizesse sentido em ambos os estados, tanto na embriaguez, quando as emoções e a criatividade afloram, quanto na sobriedade, quando há mais racionalidade, tinha maior probabilidade de ser uma boa ideia.

📜 Trecho de Heródoto (Histórias, Livro I, parágrafo 133):
“Se decidem alguma coisa estando embriagados, no dia seguinte, estando sóbrios, o chefe da casa onde foi tomada a decisão propõe novamente o assunto. Se então o aprovam, adotam-no; senão, o rejeitam. E, inversamente, se decidem estando sóbrios, tornam a discutir estando embriagados.”

Claro que, como tudo que vem de Heródoto, deve ser lido com uma pitada de ceticismo histórico, pois ele misturava fatos com relatos de viajantes e anedotas. 😅 Mas é uma das fontes mais respeitadas sobre o mundo persa antigo e logo, pode ser considerado uma prática cultural dos antigos persas por uma fonte histórica antiga.

Leia mais sobre hidromel blog:
www.hidromelier.com.br

▶️ Canal no YouTube.com/hidromelier
.
.
.
#hidromel #hidromelier #hidromelartesanal #mead #meadery #meadmaking #winelovers #winelover #winetasting #hidromelbrasileiro #degustação #degustacaodevinhos
Postagem Anterior Próxima Postagem