Por que você não conhecia HIDROMEL?

    Em um trecho de uma entrevista para Tua Rádio - São Francisco, durante o programa "Temática Tá Na Pauta", eu explico porque o hidromel "desapareceu" ao longo da história. O hidromel que durante o período medieval foi muito cobiçada, e até endeusada, mas que o com o passar dos anos foi perdendo lugar para outras bebidas. São vários fatores, mas alguns que podemos citar é que ao fim da Idade Média (476 a 1453) as navegações ao Novo Mundo ganhavam cada vez mais forças. Com as explorações descobriam-se novas fontes de açúcares (como a própria cana-de-açúcar) e o mel que antes era o principal adoçante foi perdendo seu lugar.

    Com isso, o consumo de mel e derivados teve um grande declínio. Ao mesmo tempo, surgia na Europa uma nova tendência que eram as bebidas destiladas como gin, whisky e brandy. Outros fatores também influenciaram como o custo e tempo de produção do hidromel, assim como o elitismo da bebida que era vista como algo somente para consumo da realeza e nobres. Mas esses são alguns dos motivos históricos do porquê hidromel não é uma bebida tão conhecida nos dias de hoje.

    Ainda sim, nas últimas décadas a produção e consumo do hidromel cresceram absurdamente. A bebida está atualmente em ascensão no mundo inteiro inclusive no Brasil, sendo redescoberto por sommeliers e especialistas pelo seu sabor e características únicas.








www.hidromelier.com

▶️ Canal no YouTube.com/hidromelier

.

.

.

#hidromel #hidromelier #hidromelartesanal #mead #meadery #meadmaking #winelovers #winelover #winetasting #hidromelbrasileiro #degustação #degustacaodevinhos #merlot #merlotwine #colheitauva

Postagem Anterior Próxima Postagem